Campos Elíseos Vivo

Você pode fazer download dos arquivos sobre o projeto aqui:

CADERNO COMPLETO PLANO ALTERNATIVO LUZ  (PDF)

O Ato de LANÇAMENTO do Campos Elíseos Vivo, foi em São Paulo, no dia 03/04/2018, com cortejo pelo bairro e audiência cidadã para apresentação do projeto. Veja aqui como foi a programação completa.

O Fórum Mundaréu da Luz apresenta uma proposta coletiva de intervenção urbanística e social: o projeto Campos Elíseos Vivo.

O projeto foi elaborado por diversas instituições e profissionais das mais variadas áreas, como urbanismo, saúde, direito, cultura e serviço social, e é o resultado de uma série de debates realizados junto com a população. O projeto mostra que, utilizando apenas imóveis vazios e subutilizados do bairro Campos Elíseos, seria possível viabilizar 3.500 unidades habitacionais ou comerciais, sem precisar demolir prédios históricos nem remover a população local.

A prefeitura e o governo do Estado de São Paulo preveem a construção de um empreendimento habitacional e de um hospital no local, que serão viabilizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Para concretizar o plano, as gestões têm muitas vezes praticado ações violentas contra a população, numa estratégia para limpar o terreno que não prevê atendimento digno nem para moradores nem para comerciantes ou usuários de drogas.

No atual cenário de autoritarismo, que silencia especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade e que determina a remoção de moradores e comerciantes da região da Luz (com data e hora marcada, mas sem qualquer alternativa adequada de acolhimento), uma proposta que tem o diálogo como premissa é urgente.

Por isso, o Fórum Aberto Mundaréu da Luz, que já atua na região desde maio de 2017, desenvolveu essa proposta alternativa de intervenção, que já foi protocolada formalmente junto ao poder público. O lançamento oficial do projeto está marcado para o dia 3 de abril de 2018, como forma de mostrar que outro projeto de cidade é possível.